- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UEL finaliza a 1ª Fase de seu Vestibular 2016. Foi registrado um índice de abstenção de 14,84% nesta fase

Fonte: Imprensa UEL

07/12/2015



A UEL realizou a 1ª Fase de seu Vestibular 2016, neste domingo (6/12). Foi registrada a ausência de 3.238 candidatos, 14,84% de abstenção, contra 8,57% do concurso passado. Foram aplicadas  60 questões de conhecimentos gerais (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Química, Sociologia e Matemática). O gabarito provisório dos três modelos de provas já está on-line.O resultado da 1ª fase será divulgado em 17 de dezembro (às 17h).

Para a professora Cristina Valéria Bulhões Simon, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, o aumento no volume de ausentes pode estar ligado à época desta 1ª fase, normalmente realizada em novembro. Outras questões que podem estar relacionadas é o tempo chuvoso em todo o Sul do Brasil, além da coincidência de data com a 2ª fase da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Por outro lado a Coordenadoria registrou apenas casos isolados de estudantes atrasados e normalidade na aplicação da prova nos mais de 21 locais, divididos em 596 salas de aula. Ela estima que cerca de 9 mil estudantes sejam aprovados para a 2ª fase, que será realizada nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2016. O resultado final será divulgado em 14 de março, a partir das 12 horas.

Sobre o conteúdo da 1ª fase, a coordenadora explica que trata-se de um desafio temático, interdisciplinar e interpretativo, elaborado por 18 professores da UEL. A proposta é selecionar um candidato com capacidade de leitura crítica. “Queremos sinalizar para os educadores que valorizamos estudantes atentos e antenados”, explicou ela.

O concurso deste domingo foi marcado por uma chuva fraca e persistente nas primeiras horas da tarde, que não chegaram a atrapalhar o acesso dos candidatos. A partir do gabarito provisório, vestibulandos terão a segunda e terça-feira (dias 7 e 8) para recursos. A UEL divulgará o gabarito definitivo no próximo dia 17 de dezembro, mesmo data de divulgação dos aprovados.

Números

A UEL está oferecendo 2.550 vagas, em 54 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, sendo que outras 540 vagas serão oferecidas pela primeira vez por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do MEC. Ao todo são 29 cursos de graduação que abriram esta nova modalidade de acesso.

Os cursos mais procurados são Medicina (sistema universal) com 122,96 candidatos/vaga, seguido de Psicologia (sistema de cotas escola pública) que registrou uma disputa de 37,5 candidatos/vaga e Design Gráfico (também no sistema de cotas escola pública) com 33,67 candidatos por vaga.

Dos 21.815 inscritos, 7.663 são provenientes de Londrina. O Paraná é o estado mais presente, com 14.163 candidatos. Os demais estados com forte presença neste concurso são São Paulo (5.204 candidatos), Mato Grosso do Sul (315) e Minas Gerais (174).





Versão para impressão     Enviar para um amigo