- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Vestibular da UFPR segue para etapa final. Provas do domingo (6/12) com índice de abstenção menor do que o ano passado

Fonte: Imprensa UFPR

07/12/2015



As provas de Compreensão e Produção de Textos deram início à segunda fase do Vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste domingo (6/12), cinco questões discursivas foram aplicadas a 12.820 candidatos aprovados para a reta final do processo seletivo. O número total de estudantes convocados para a segunda fase era de 13.393; ou seja, um índice de abstenção de 4,28% – menor que os 5,72% registrados no ano passado.

Os candidatos a uma das 4.765 vagas oferecidas pela instituição ainda tiveram uma concorrência quase toda paranaense. Cerca de 80% dos estudantes nesta segunda fase são do Paraná.

De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, o número comprova que a realização de um processo seletivo próprio pela UFPR facilita o acesso da população local e garante que 70% das vagas estejam mais acessíveis aos paranaenses; os outros 30% são destinados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). “Isso mostra o acerto de nossa política de manter um vestibular próprio. Essa decisão traz o jovem paranaense para dentro de sua universidade, que é a federal do Paraná”, avalia o reitor.

As provas deste domingo foram realizadas em 14 locais nas cidades de Curitiba, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo. Na organização desta etapa, estão envolvidos mais de 1.200 colaboradores, além de um sistema de segurança reforçado com apoio da Polícia Federal. Segundo o coordenador geral do Núcleo de Concursos (NC), Mauro Belli, as provas transcorreram com tranquilidade, reflexo até do baixo índice de abstenção.

Reta final

Para candidatos de 68 cursos, este é o último passo até o resultado final previsto para 15 de janeiro de 2016. Já 8.622 estudantes ainda enfrentam mais um dia de testes, com provas específicas na tarde desta segunda-feira (7/12). Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia serão temas das questões discursivas direcionadas de acordo com a área do curso pretendido – Direito, por exemplo, terá provas específicas de Filosofia e História.

O processo seletivo para os candidatos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terá também uma terceira fase, constituída de duas disciplinas específicas que devem ser cursadas durante o primeiro semestre letivo de 2016. O Núcleo de Concursos divulgará, com antecedência mínima de 15 dias ao início do semestre, edital específico com os programas e as normas que regerão a terceira fase do Processo Seletivo Estendido.

As questões que fizeram parte da prova deste domingo já podem ser conhecidas pelos interessados, no site do NC .

Para comemorar a aprovação com o tradicional banho de lama promovido pela Universidade no campus Agrárias, os candidatos terão que aguardar até dia 15 de janeiro.





Versão para impressão     Enviar para um amigo