- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Mini Hospital Veterinário da UFPR estimula cuidados de crianças com animais. Projeto recebe agendamento para visitas

Fonte: Imprensa UFPR

28/08/2015


Cercadas de bichinhos de pelúcia, vestindo trajes cirúrgicos e com olhos atentos aos ensinamentos, crianças do ensino fundamental de Curitiba estão aprendendo brincando com o Mini Hospital Veterinário da UFPR. Parte do projeto de extensão "Guarda Responsável de Animais e Prevenção de Zoonoses", registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), esta ação envolve docentes, alunos e residentes do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade, atendendo principalmente escolas da Região Metropolitana da capital.

O objetivo do Mini Hospital é levar às crianças da rede de ensino a guarda responsável e o respeito aos animais, aliado a informações sobre como evitar as zoonoses – doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos. O projeto simula o atendimento aos animais com bichinhos de pelúcia, estimulando as crianças a ajudarem o médico veterinário a cuidar dos animais.

São realizadas entre 10 e 15 atividades que imitam o cotidiano do médico veterinário. Dentre elas, os participantes podem ver, usando os brinquedos, como é cuidar de um cão com leptospirose, como “consertar” uma pata quebrada, ouvir os batimentos do coração de um gatinho, participar de cirurgias, montar o esqueleto de um cavalo, salvar uma tartaruga marinha que comeu lixo, cuidar de cães com pulgas e carrapatos. Além disso, os pequenos descobrem que o rato, o morcego e até as fezes dos animais domésticos podem transmitir doenças.

“O projeto ensina de forma lúdica e divertida vários conceitos e cuidados com os animais de estimação, além das formas que temos de prevenir as doenças e cuidar da saúde deles e de nós mesmos”, explica a idealizadora e coordenadora do projeto, professora Simone Tostes, do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

As escolas interessadas em participar e receber o projeto do Mini Hospital devem contatar por e-mail a coordenadora para agendar uma visita.





Versão para impressão     Enviar para um amigo