- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UFPR pesquisa metodologia para prever com até 12 horas de antecedência incêndios florestais

Fonte: Imprensa UFPR

09/06/2015


O desenvolvimento de uma metodologia que possibilita a identificação de incêndios florestais com antecedência de 6 a 12 horas renderam a dois alunos de Engenharia Civil da UFPR – Tarcysio Cesar Koerner e Rafael Chlad – a publicação de um artigo científico na Revista Environmental Earth Sciences (Springer), periódico este de classificação 1 (máxima no ranking internacional Scimago e no ranking nacional Qualis Capes).

O estudo adotou ferramentas de mineração (softwares computacionais) construídos com dados meteorológicos (temperatura, vento, umidade, pressão, entre outros) e de focos de incêndios florestais monitorados por satélites. A mesma metodologia, explica Fabio, que atualmente leciona na PUC/Paraná, permite que também sejam identificados, com antecedência, outros fenômenos meteorológicos como geada, chuva e deslizamento de terra, abalos sísmicos, por exemplo. A experiência foi realizada na Chapada das Mesas, no Maranhão, mas pode ser replicada em outros estados, entre eles o Paraná.

Fabio Souza explica que os incêndios florestais estão entre as principais causas da destruição dos ecossistemas das florestas, já que destroem as faunas e flora nativas. A utilização desta metodologia poderia ser utilizada como ferramenta adicional para a proteção da biodiversidade.

 A íntegra do artigo científico, publicado no mês passado, pode ser visualizada aqui.





Versão para impressão     Enviar para um amigo