- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UFPR promove congresso gratuito com Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz

Fonte: Imprensa UFPR

29/04/2015



O Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo, realizado pela UFPR, traz pela primeira vez a Curitiba o professor e economista Muhammad Yunus, premiado com o Nobel da Paz em 2006 por sua iniciativa de reduzir a pobreza mundial por meio do empreendedorismo social. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de maio e traz discussões sobre o tema com profissionais renomados.


O primeiro dia de evento, domingo (3/05, 13h30) é no teatro Guaíra, com a concessão do título de doutor honoris causa ao palestrante. Em seguida, é o lançamento do livro digital “Empreendedorismo com foco em Negócios Sociais”, um dos produtos do projeto homônimo nascido de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e o Sebrae. Depois (14h45), Yunus ministra uma palestra sobre o mesmo tema, do qual é referência no mundo todo.


Na segunda-feira (4/05), as atividades acontecem no Auditório Prof. Dr. Ulysses de Campos, localizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Às 9h30, a professora Giulia Galera, da Universidade de Trento, Itália, fala sobre negócios sociais e empreendedorismo sob a visão europeia, seguida pela professora Graziela Comini, da Universidade de São Paulo (USP), que discute tendências norte-americanas na área. Às 15h, representantes das empresas Solidarium e Terra Nova trazem seus cases de sucesso para uma mesa-redonda sobre o empreendedorismo social no Brasil.


O projeto


Esta e outras ações, já realizadas e previstas, são parte de um edital lançado pelo Sebrae e vencido pela UFPR que tem como objetivo sensibilizar e despertar alunos e professores para o empreendedorismo e os negócios sociais dentro da universidade. A professora Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana, do Departamento de Economia da UFPR e uma das coordenadoras do projeto conta que, além de uma palestra aberta à comunidade realizada em outubro passado, já foi feita uma oficina de capacitação para a equipe técnica que participa do projeto e produzido o livro que será lançado logo antes da fala de Yunus. Ainda devem ser lançados, até o final de 2015, um curso de extensão para docentes e para alunos abordando a formação teórica e metodológica no tema. O objetivo final é a criação de uma incubadora e aceleradora de negócios sociais na UFPR.


“A UFPR está construindo essa parceria com a Yunus [a fundação Yunus Social Business] de forma que a gente possa absorver tecnologias, metodologias e conhecimento com os quais eles têm mais experiência”, diz Ana Lúcia. “Queremos ampliar o quadro de pessoas na universidade interessados no tema e que queiram envolver-se com isso. Meu sonho é ver professores de várias ciências podendo ministrar esse tema nas suas áreas.”


A professora explica, ainda, que esta visita do laureado e a concessão do título honoris causa não apenas inserem ainda mais a Universidade no contexto internacional, como também criam um relacionamento sólido entre a instituição e Yunus. Para os organizadores do evento há, ainda, a possibilidade de acesso a toda uma rede de contatos da qual dispõe a fundação Yunus Social Business.


Muhammad Yunus


Em 2006, o empreendedor social, banqueiro e economista foi homenageado com o Nobel da Paz pela fundação do Grameen Bank, primeiro banco do mundo especializado em microcrédito, que visa erradicar a pobreza, e pela criação dos conceitos de microcrédito e microfinanças. Formado em Economia na Faculdade Chittagong, mestre pela Universidade de Dhaka, ambas em seu país natal, Bangladesh, e doutor pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, em 1994 Yunus também recebeu o Prêmio Mundial de Alimentação pelo papel do Grameen Bank na redução da fome. Em 2011, junto de Saskia Bruysten, Sophie Eisenmann e Hans Reitz, fundou a Yunus Social Business, com sede na Alemanha e filiais no mundo todo, incluindo o Brasil.





Versão para impressão     Enviar para um amigo